Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

**Memória***

+9
Zeti-Pevensie
dodeger
luiz.cochi
Niro
J@mi
zombie
Satori
zoth00
Coruja
13 participantes
Ir para baixo
Coruja
Coruja
Mensagens : 205
Pontos : 4828
Honra : 91
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 49
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
http://www.sonhoslucidos.com

**Memória*** Empty **Memória***

Sáb Abr 28, 2012 12:04 pm
Como é nossa memória durante os sonhos lúcidos? Existem relatos de onironautas que parecem nos mostrar uma certa incapacidade nossa frente a memória autobiográfica. Os exemplos que me chamaram a atenção foram do Glauber e do André(ou do Felipe, salvo engano).

Em ambos os casos os onironautas tentaram dizer a própria idade no sonho e erraram. :scratch: Estavam conscientes, mas foram incapazes de dizer corretamente a própria idade.

Eu tenho uma experiência de falha de memória, quando tive certeza num sonho lúcido que estava dormindo na casa dos meus pais. Na verdade estava dormindo na minha.

Quem tiver oportunidade de fazer mais experiências relacionadas, por favor não deixe de relatar por aqui. :cheers:
zoth00
zoth00
Mensagens : 65
Pontos : 4513
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 33
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Dom Abr 29, 2012 5:06 pm
Tenho uma óptima experiência para partilhar :oops:

Há uns meses atrás, um sonhador lúcido sugeriu-me encontrar uma dream character frequente nos meus sonhos e pedir-lhe para me avisar quando estivesse a sonhar (para lhe pedir numa fase inicial precisava de estar lúcido claro). Achei a ideia espetacular (o teu cérebro a avisar-te de algo sozinho), por isso decidi exprimentar:

Fiquei lúcido na noite seguinte. Encontrei a minha irmã (um dos meus maiores dreamsigns na altura) e virei-me para ela (de uma forma muito assertiva, para ver se a mensagem passava) e disse-lhe:
"Olha lá, quando eu estiver a sonhar tu vens me dizer ouviste? Não te esqueças!"
Hoje percebo que fiz a coisa errada. Devia estimular a memória e incutir um senso de urgência e importância naquele pedido para aquela dream character. Devia ter esperado também para que ela me dizesse que compreendeu.

Excusado será dizer que na noite seguinte ela não me avisou nada lol O engraçado é que noites depois tive um sonho onde uma velha me disse "Vens?" e eu "Venho onde?" e ela lentamente começou a afastar-se. Finalmente compreendi que ela estava-me a avisar que eu estava a sonhar! Tive um lucido agradável, mas nunca mais me lembrei de fazer a experiência outra vez 😕

Mas sim, já ouvi relatos de vários sonhadores lúcidos que empregam isto para obter lucidez (segundo os mesmos) nem sempre resulta, mas qd resulta já é bem bom penso eu feliz
Coruja
Coruja
Mensagens : 205
Pontos : 4828
Honra : 91
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 49
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
http://www.sonhoslucidos.com

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Ter maio 01, 2012 5:37 pm
Muito interessante heim Amon!
Acho instigante o funcionamento da memória nos sonhos. Minhas primeiras questões mais interessantes se voltaram sobre a memória. Até que ponto podemos ter acesso a memórias do subconsciente? Coisas que temos armazenadas numa espécie de banco de dados secreto, mas nem faziamos idéia?!

Tem um lado perigoso no que diz respeito a memória... existem estudos que apontam que os sonhos podem funcionar para nós como um "desfragmentador" do computador... ou algo como dormir e sonhar para esquecer!... E se buscamos justamente querer lembrar o máximo possível?!

Bem... simularam isso num supercomputador e conseguiram foi é induzir uma espécie de esquizofrenia na máquina!... 🇳🇴


****

Sobre os pontos levantados pelo Zoth,

Sei que existe um método de indução, talvez criado por um onironauta e se chama CALD. Em essência é aprender a criar um personagem que nos sonhos irá ajudar a lembrar q está sonhando :cheers:

De todos os métodos de indução o que eu achei mais perigoso foi esse. Pelo menos para mentes mais sensíveis... tenho um amigo que desenvolveu esquizofrenia... e já vi de perto uma criança conversando com amiguinho imaginário. :face: Até hoje não consegui achar uma maneira que me deixe confortável para fazer um texto sobre esse método. :oops:
avatar
Convidado
Convidado

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Qua maio 02, 2012 8:05 am
Coruja escreveu:Muito interessante heim Amon!
Acho instigante o funcionamento da memória nos sonhos. Minhas primeiras questões mais interessantes se voltaram sobre a memória. Até que ponto podemos ter acesso a memórias do subconsciente? Coisas que temos armazenadas numa espécie de banco de dados secreto, mas nem faziamos idéia?!

Tem um lado perigoso no que diz respeito a memória... existem estudos que apontam que os sonhos podem funcionar para nós como um "desfragmentador" do computador... ou algo como dormir e sonhar para esquecer!... E se buscamos justamente querer lembrar o máximo possível?!

Bem... simularam isso num supercomputador e conseguiram foi é induzir uma espécie de esquizofrenia na máquina!... 🇳🇴


****

Sobre os pontos levantados pelo Zoth,

Sei que existe um método de indução, talvez criado por um onironauta e se chama CALD. Em essência é aprender a criar um personagem que nos sonhos irá ajudar a lembrar q está sonhando :cheers:

De todos os métodos de indução o que eu achei mais perigoso foi esse. Pelo menos para mentes mais sensíveis... tenho um amigo que desenvolveu esquizofrenia... e já vi de perto uma criança conversando com amiguinho imaginário. :face: Até hoje não consegui achar uma maneira que me deixe confortável para fazer um texto sobre esse método. :oops:

cara!

nossa, esquizofrenia, desfragmentação cerebral?

estamos entrando quase no mesmo dilema do filme inception heim!?

não sabia que era tão perigoso usar certos métodos de indução, nem que acessar memória no sonho desfragmentava o cérebro. é verdade que eu li em um artigo científico uma vez que esquecer coisas é algo benéfico para o cérebro. por incrível que pareça quando agente tenta lembrar de algo se bem me lembro é como se o nosso cérebro sobreposse uma informação para reforçar outra e assim, quanto mais agente se lembra de algo, mais vai esquecendo de outra coisa. isso até é normal no dia dia, porém não sabia que acessar memória nos sonhos causa uma pane. perplexo
zoth00
zoth00
Mensagens : 65
Pontos : 4513
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 33
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Qua maio 02, 2012 10:22 am
Amon, extrator de sonhos escreveu:
Coruja escreveu:Muito interessante heim Amon!
Tem um lado perigoso no que diz respeito a memória... existem estudos que apontam que os sonhos podem funcionar para nós como um "desfragmentador" do computador... ou algo como dormir e sonhar para esquecer!... E se buscamos justamente querer lembrar o máximo possível?!

Bem... simularam isso num supercomputador e conseguiram foi é induzir uma espécie de esquizofrenia na máquina!... 🇳🇴

De todos os métodos de indução o que eu achei mais perigoso foi esse. Pelo menos para mentes mais sensíveis... tenho um amigo que desenvolveu esquizofrenia... e já vi de perto uma criança conversando com amiguinho imaginário. :face: Até hoje não consegui achar uma maneira que me deixe confortável para fazer um texto sobre esse método. :oops:
nossa, esquizofrenia, desfragmentação cerebral?
estamos entrando quase no mesmo dilema do filme inception heim!?

não sabia que era tão perigoso usar certos métodos de indução, nem que acessar memória no sonho desfragmentava o cérebro. é verdade que eu li em um artigo científico uma vez que esquecer coisas é algo benéfico para o cérebro.

Ai, nao se pode apressar as coisas Amon xD Tens de ter em atenção que toda a produção onírica é proveniente da memória, ou seja tudo o que exprimentas enquanto sonhas é o teu cérebro a aceder à tua memória. De acordo com LaBerge, a única difernça entre o estado desperto e de sonho é a fonte do sensorial output. Eu pessoalmente nunca testemunhei caso algum de pessoa que desenvolveu doença mental ou um evento de cariz psicológico adverso unica e exclusivamente devido ao sonho lúcido. Aliás, para tal, teriamos que provar que são estados dissociados (lucidez vs não lucidez) né?

Quanto ao que o Márlon disse, assumo (não posso afirmar pk não os li) que os estudos não provam nada de preocupante. Tal como o amon referiu, o esquecimento é um processo mental importante e saudável. Há um livro que saiu aqui em portugal de Tony Buzan (o criador dos mapas mentais, que livro esse!):

**Memória*** Image?EBbDj3QnkSUjgBOkfaUbsI8xBp%2F033q5Xpv56y8baM6qpzZMJVADdGgxheuGffP6&width=150

Ele fala sumariamente de várias pesquisa relacionadas com memória. O nosso cérebro funciona como uma rede de pesca. Imaginemos que uma memória está num ponto: quando mais caminhos para lá mais eficiente é a memória. Não há de modo algum um "abarrotar" de memórias, porque o cérebro automaticamente esquece (deixando sempre lá alguma coisa no entanto). Mesmo os campeões de memória são casos extremamente vulgares a nível cerebral. Por isso não há que ter preocupações porque quanto mais coisas memorizar, mais sinais temos que o cérebro se está a desenvolver! Esses estudos provavelmente só tinham a intenção de "imaginar" situações irreais, claro que nunca vamos conseguir armazenar tanta informação porque o cérebro não funciona assim xD

No entanto, uma coisa me intriga também: compreender o subconsciente. É uma codificação mental complexa, quanto muito porque não fazemos a mínima ideia que partes do cérebro participam nela nem como há esta comunicação. Por exemplo, reflexão subliminar e processamento inconsciente: sabemos uma gota no oceano feliz
avatar
Convidado
Convidado

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Qua maio 02, 2012 10:49 am
Marlon.

porque não tenta postar aqui o método CALD, rsrs. é só colocar um aviso dizendo que há risto de enlouquecer. hahahaha. brincadeira. mas achei interessante esse relato, essas pessoas que você falou ficaram loucas por causa do método mesmo?
Coruja
Coruja
Mensagens : 205
Pontos : 4828
Honra : 91
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 49
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
http://www.sonhoslucidos.com

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Dom maio 06, 2012 7:34 pm
Opa!

Ah Amon, não foi o caso não. Repare q no meu comentário apenas digo que tive um amigo que teve esquizofrenia e conheci uma menina que conversava com um amigo imaginário.

O caso da menina é normal porque realmente tem crianças que passam por essa fase.

Quanto ao meu amigo ele desenvolveu esquizofrenia como qualquer outro caso: sem causa aparente.


Minha preocupação com o CALD vai no sentido de que devemos ficar simulando coisas demais na imaginação. Pô, criar um personagem e ficar interagindo mentalmente com ele no estado desperto... bwhahahhahahaha mas ainda vou impostar o método sim. Só preciso traduzir e pensar na melhor abordagem :cheers:
Satori
Satori
Mensagens : 16
Pontos : 4469
Honra : 6
Data de inscrição : 06/04/2012
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Ter maio 08, 2012 3:53 am
Fiz algo parecido com o CALD esse final de semana. Imaginei um ser azul, tipo um velho monge, mas azul (azul me lembra sonhos lúcidos).

Eu criei/imaginei esse ser naquela fase de pré-sonho, quando estamos deitados na cama, em relaxamento bem profundo, mas ainda não adormecemos completamente. E não é que deu certo?

Sonhei que minha cidade eu estava sendo engolida por um tsunami e eu 'morri', e nisso eu tive um falso despertar e quando levantei da minha cama no sonho, não é que tava o tal do ser azul tava do meu lado? HAHAH, foi muita coincidência isso, num é possível...ele até disse: "Já pensou se isso não é um sonho?" Não deu outra, levantei da cama e sai flutuando pra fora KKKKKKKKK'


Então Amon, se quiser fazer essa técnica, imagine esse ser naquele estado que antecede a paralizia (e acontece as Alucinações Hipnagógicas) igual no Wild. Pelo que percebi a capacidade de imaginação nesse estado é bem forte e a idéia da existencia do ser entra mais "fácil".
A atividade cerebral baixa e não há questionamentos ou linhas de raciocínio se esse ser existe ou não, apenas a certa de que ele está ali. Igual uma criança que realmente acredita que seu amigo imaginário exista...

Creio que a crença na existencia desse ser seja o principal fator para a que a sua memória venha te lembrar dele.


Xesus... to criando amigos imaginários para ter sonhos lúcidos, não é de duvidar que eu esteja esquizofrênico xD
avatar
Convidado
Convidado

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Ter maio 08, 2012 8:13 am
Ontem eu estava tentando dormir de tarde depois do almoço, quando acabei cochilando. acordei era umas 3:00 horas da tarde. estava me sentindo cansado, o corpo fraco (sempre sinto isso quando durmo de tarde), então resolvi ficar na cama por mais um tempo, quando caí no sono novamente. no sonho eu estava mexendo no orkut, na comunidade do livro apócrifo de enoque, quando em um dos tópicos um usuário postou o link para ver as fotos da carolina dickman nua que rolou na internet recentemente. não cliquei no link, porém apareceram vídeos na página, cliquei para carregar. (nos sonhos a velocidade da minha conexão sempre é bem maior). o vídeo mostrava alguns estudantes andando no jardim que parecia ser de uma escola. eu entrei no cenário e me vi em uma das ruas do meu bairro. encontrei uma garota que não vejo faz tempo. ela é irmã de um colega meu que eramos muito chegados na escola, mas com o tempo nossa amizade foi esfriando. Crying or Very sad eu estava na frente da casa dela quando acho que fiquei lúcido, mas não foi uma lucidez comum. eu lembrava de outros sonhos onde eu avistava uma garota e queria logo beija-la. imaginei que pudesse fazer aquilo alí e foi oque fiz, mas a minha percepção estava diferente, a minha memória funcionava, eu lembrava dos outros sonhos e tinha certo controle, cheguei até a pensar se a mãe dela não iria tentar brigar comigo, pois fiz tudo na frente dela no sonho, mas parece que eu tinha um certo controle sobre toda a situação.

sei que esse sonho deveria está no meu diário de sonhos, mas postei aqui para mostrar uma nova experiência com memória que eu tive no final. acho que seria útil compartilhar aqui. o engraçado é que eu fui dormir novamente de 3:15, mais ou menos, e quando acordei desse sonho eram 3:20. durou apenas 5 min.

satori.

achei interessante sua técnica, vou tentar hoje mesmo. o difícil vai ser imaginar o personagem quando estiver quase caindo no sono, sem pegar no sono direto como se faz no wild.
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4500
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Dicas pra melhorar a memória

Qua Jun 06, 2012 6:21 pm
Ultimamente não tenho tido tempo pra relembrar os sonhos ao acordar, anotar então é impossível (embora nunca tenha tido esse hábito mesmo quando era possível).

Nem estava me preocupando com isso, pq minha memória de sonhos sempre foi de razoável pra boa. Mas esses dias aconteceu uma coisa muito chata, tive um dos melhores SLs da minha vida, foi bastante longo (muito mesmo) e consegui certas coisas que até então eram impossíveis pra mim (a nível de estabilidade e interações específicas com o ambiente).

Quando acordei do sonho, no meio da madrugada, eu me lembrava de tudo perfeitamente, mas voltei a dormir e ao acordar pela manhã percebi que tinha esquecido de muita coisa. Dos pontos mais importantes eu acho que me lembro (o fato de a duração ter sido boa ajudou a não perder tudo acho), mesmo assim muito frustrante não me lembrar de todos os detalhes.

Gostaria de dicas pra melhorar a memória, que não envolvam as clássicas anotações e nem exercícios de memória matinais (falta de tempo). Talvez mudanças na dieta, ou alguma outra dica/curiosidade que vcs tenham visto em algum lugar. Servem dicas com pouca ou nenhuma comprovação, eu mesmo posso ser a cobaia. lingua

Sugestões ou opiniões em geral são bem vindas.

avatar
Convidado
Convidado

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Qui Jun 07, 2012 9:15 am
não tem outra forma de melhorar a memória sem treiná-la. e o treinamento consiste em exercitá-la com testes, anotações e quem sabe se alimentando de comidas que possuem omega 3 como peixe.
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4500
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Sex Jun 08, 2012 6:44 pm
É tb nunca tinha ouvido falar de nenhum outro método, mas resolvi fazer o tópico pra arriscar. Vai que alguém tem uma informação da qual eu nunca ouvi falar. feliz

Por acaso vcs saberiam algum exercício que ajude na memória dos sonhos e não precise ser feito logo ao acordar?
Coruja
Coruja
Mensagens : 205
Pontos : 4828
Honra : 91
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 49
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
http://www.sonhoslucidos.com

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Dom Jun 10, 2012 12:25 pm
zombie escreveu:É tb nunca tinha ouvido falar de nenhum outro método, mas resolvi fazer o tópico pra arriscar. Vai que alguém tem uma informação da qual eu nunca ouvi falar. feliz

Por acaso vcs saberiam algum exercício que ajude na memória dos sonhos e não precise ser feito logo ao acordar
?


Grande Tyler

Talvez uma boa idéia seja aplicar o Tholey. Uma aplicação rigorosa dele. Que envolve todo aqueles questionamentos no estado desperto. Repare no 7o passo dele:


7) Se a dificuldade é lembrar dos sonhos, deve usar técnicas para melhorar sua recordação
. A insistência em obter a estrutura crítico-reflexiva(os questionamentos da realidade), irá contribuir para desenvolver essa memória dos sonhos.
:study:
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4500
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Seg Jun 11, 2012 10:22 am
Hmmm... Vale a pena tentar!

De fato eu tenho reduzido muito a minha frequência de reality checks (a ponto mesmo de não fazer quase nunca). É aquela velha teoria do Romário "treinar pra quê? se eu já sei o que fazer" que vai deixando a gente preguiçoso. muito feliz

Vou tentar implementar uma rotina mais forte de questionamentos pra ver se noto alguma mudança.


zoth00
zoth00
Mensagens : 65
Pontos : 4513
Honra : 37
Data de inscrição : 05/04/2012
Idade : 33
Localização : Portugal
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Qui Jun 21, 2012 6:54 pm
Oi zombie \o

Vou partilhar contigo alguns dos meus métodos para manter a minha memória àgil, especialmente no que se refere a sonhos lúcidos:

- Os sonhos são polvilhados de transições de cenário. Se te habituares a cada vez que fazes determinado percurso (por exemplo, ir de casa para o trabalho/escola) tenta manter-te atento ao maior número de detalhes. A tua mente vai-se agarrar a pormenores e o objectivo é não te distraires. Quando chegares ao final da viagem, tenta descrevê-la. Tenta ver onde estiveste e para onde estás a ir (e porque). Eu chamo a isto localização espácio-temporal e dá um jeitaço pois a nossa memória espacial é a mais desenvolvida delas todas!

- Os mantras são muito úteis. Tenta repetir várias vezes ao dia "vou-me lembrar de X" e imagina o momento em que te lembras, onde estás, a tua cara de concentração. Basicamente, vive o momento! Isto aqui é obra da memória prospectiva, muito importante quando se trata de sonhos lúcidos.

- Por fim, lembra-te que parte da nossa memória de curto prazo é dependente da atenção. Com isto quero dizer: quanto mais foco deres nos fragmentos dos teus sonhos, mais urgência o teu cérebro vai dar para eles. Pessoalmente eu mantenho um caderno de reflexão onde escrevo teorias, críticas e pensamentos sobre o meu progresso (ou os meus entraves) nos sonhos lúcidos. É uma óptima maneira de eu próprio ver como reajo a falhanços e a sucessos.

Boa sorte!
J@mi
J@mi
Mensagens : 12
Pontos : 4378
Honra : 2
Data de inscrição : 10/06/2012
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Qui Jun 21, 2012 7:01 pm
zoth00 escreveu:Oi zombie \o

Vou partilhar contigo alguns dos meus métodos para manter a minha memória àgil, especialmente no que se refere a sonhos lúcidos:

- Os sonhos são polvilhados de transições de cenário. Se te habituares a cada vez que fazes determinado percurso (por exemplo, ir de casa para o trabalho/escola) tenta manter-te atento ao maior número de detalhes. A tua mente vai-se agarrar a pormenores e o objectivo é não te distraires. Quando chegares ao final da viagem, tenta descrevê-la. Tenta ver onde estiveste e para onde estás a ir (e porque). Eu chamo a isto localização espácio-temporal e dá um jeitaço pois a nossa memória espacial é a mais desenvolvida delas todas!

- Os mantras são muito úteis. Tenta repetir várias vezes ao dia "vou-me lembrar de X" e imagina o momento em que te lembras, onde estás, a tua cara de concentração. Basicamente, vive o momento! Isto aqui é obra da memória prospectiva, muito importante quando se trata de sonhos lúcidos.

- Por fim, lembra-te que parte da nossa memória de curto prazo é dependente da atenção. Com isto quero dizer: quanto mais foco deres nos fragmentos dos teus sonhos, mais urgência o teu cérebro vai dar para eles. Pessoalmente eu mantenho um caderno de reflexão onde escrevo teorias, críticas e pensamentos sobre o meu progresso (ou os meus entraves) nos sonhos lúcidos. É uma óptima maneira de eu próprio ver como reajo a falhanços e a sucessos.

Boa sorte
!

Gostei das técnicas Zooth! Quando estiver caminhando ou viajando vou procurar aplicá-las! :bom:
zombie
zombie
Mensagens : 40
Pontos : 4500
Honra : 15
Data de inscrição : 03/04/2012
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Dom Jun 24, 2012 11:47 am
Valeu Zoth! Vou implementar já essas dicas na minha rotina. feliz

Comecei a fazer um pouco mais RCs e notei uma melhora suave na memória. Tb aumentou bastante a frequência dos meus SLs espontâneos (DILD) que nunca foram o meu forte.

Aproveito pra deixar tb uma dica. Recentemente passei a tomar um suplemento vitamínico chamado ZMA que melhorou muito a qualidade do meu sono. Ele não é especificamente pra isso, é mais recomendado pra quem faz exercícios físicos e tal, mas o efeito no sono e nos sonhos é bem significativo.
Niro
Niro
Mensagens : 197
Pontos : 4703
Honra : 144
Data de inscrição : 26/05/2012
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Qui Jul 05, 2012 9:27 am
Zombie, eu to aplicando o tholey com bastante persistência durante o dia, e na madruga to usando WBTB para praticar o Wild. Dessa maneira posso me programar pra ter o SL por volta das 5:00, como já está próximo da hora de acordar, eu não durmo mais, com isso não esqueço nenhum detalhe do sonho. Fica muito loco, e como se vc tivesse vivido realmente aquilo!

Niro.
luiz.cochi
luiz.cochi
Mensagens : 7
Pontos : 4433
Honra : 3
Data de inscrição : 16/04/2012
Idade : 38
Localização : porto velho
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Seg Jul 23, 2012 11:53 am
Pessoal, eu estudei um pouco de esquizofrenia, ela consiste basicamente em a pessoa ter o seu ego "detonado" por fatores desconhecidos. ou seja, o cara não sabe se ele existe, tipo isso. tanto é que em casos extremos a pessoa é fisicamente saudável, mas não tem reação alguma, apenas a mente dela q tá "bugada".

Agora, "ver" e "imaginar" são coisas bem eficientes. assim, você cria esse personagem mental pra te orientar e tal, mas se vc tem a "cabeça fraca" é bem provável que entre numa neura de achar que nada de nada é real.

bem, o que quero dizer é que vc "ver" ou ter amigos imaginários não quer dizer q está louco, necessariamnte. mas sim que é muito mais é um "armamento" mais "pesado".

O próprio JUNG tinha dessas visões, e o cara era um baita intelectual fodão. O TESLA, "visualizava" seus experimentos antes de colocá-los em prática. E existem técnicas de cura que usam a mesma prática, como meditação de chakras e essas coisas.


Eu acho que é uma técnica válida, mas pra sonhadores mais experientes.
luiz.cochi
luiz.cochi
Mensagens : 7
Pontos : 4433
Honra : 3
Data de inscrição : 16/04/2012
Idade : 38
Localização : porto velho
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Seg Jul 23, 2012 12:07 pm
quando eu acordo no meio da noite depois de um sonho muito longo (quase com certeza se deixo pra anotar pela manhã o esqueço) pego minha lanterna e meu caderno anoto um titulo para a historia. penasr num titulo para o sonho ajuda, pq vc compacta todo ele, e tem de refletir um bocado pra colocar ali. muitas vezes coloco um título e uns capitulos. dai de manhã eles funcionam como "gatilhos".

pra mim funciona bem.
dodeger
dodeger
Mensagens : 79
Pontos : 4444
Honra : 4
Data de inscrição : 24/07/2012
Localização : Bahia
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Sex Jul 27, 2012 10:01 pm
Cara isso me lembou da serie Prison Break, do personagem Michael Scofild da super mente brilhante e no final morreu.
Prefiro não arriscar. Memoria so temos uma, e não da pra substituir.
dodeger
dodeger
Mensagens : 79
Pontos : 4444
Honra : 4
Data de inscrição : 24/07/2012
Localização : Bahia
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Sáb Jul 28, 2012 11:11 pm
Viva a disposição e o treinamento regular.
Zeti-Pevensie
Zeti-Pevensie
Mensagens : 125
Pontos : 4592
Honra : 26
Data de inscrição : 01/04/2012
Idade : 49
Localização : São José - Santa Catarina
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue1 / 9991 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Dom Ago 12, 2012 7:46 pm
Oi zombie,

Particularmente gosto de estimular minha memória em estado acordado, onde me proponho pequenas coisas:

- Às vezes dar uma de agente secreto em treinamento e passar a observar o ambiente, procurando memorizar pequenas coisas inseridas nele e me desafiando a lembrar do que pudesse depois;

- Procurar gravar nomes de pessoas e fisionomias, tons de vozes, fatos relacionados à estas pessoas. Como se estivesse montando um acervo em minha memória;

- Tentar gravar pequenas citações, seja de livros, frases de filmes, ditas por pessoas do meu convívio ou algo que vi na mídia ou na net;

- Memorizar os nomes das músicas que ouço ou estudo, bem como seus cantores/instrumentistas, e o nome do álbum em que estão inseridas;

- Ás vezes até mesmo faço uns jogos de memória em vários níveis, de um programinha de jogos que baixei de net.

Como mencionei antes, por trabalhar com música, a prática de estímulo da memória é constante por ter de decorar diversas músicas. Talvez estimular sua memória dentro da sua área profissional de atuação possa ajudar.

São coisinhas simples, mas é o que eu faço e tem dado resultados muito bons. No geral é estimular a memória por meio de atividades que o estimulem a guardar informações sonoras, visuais, auditivas, olfativas e sensitivas. Acredito que o foco e a concentração nos objetos em estado acordado possa ajudar.

Até onde me ligo é isso que eu faço pra estímulo de memória, fora as anotações em diário.

Abraço.

==========
avatar
Convidad
Convidado

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Dom Ago 12, 2012 8:24 pm
Eu sei que ao acordar, não se mexer, ajuda não perder as lembranças de sonhos. MAs no seu caso, acho que vc deveria mesmo é ter anotado quando acordou.
someboy
someboy
Mensagens : 6
Pontos : 3992
Honra : 2
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 28
Sonhos Lúcidos :
**Memória*** Left_bar_bleue10 / 99910 / 999**Memória*** Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
**Memória*** Left_bar_bleue0 / 9990 / 999**Memória*** Right_bar_bleue

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Sex Ago 30, 2013 1:51 pm
Coruja escreveu:Como é nossa memória durante os sonhos lúcidos? Existem relatos de onironautas que parecem nos mostrar uma certa incapacidade nossa frente a memória autobiográfica. Os exemplos que me chamaram a atenção foram do Glauber e do André(ou do Felipe, salvo engano).

Em ambos os casos os onironautas tentaram dizer a própria idade no sonho e erraram. :scratch: Estavam conscientes, mas foram incapazes de dizer corretamente a própria idade.

Eu tenho uma experiência de falha de memória, quando tive certeza num sonho lúcido que estava dormindo na casa dos meus pais. Na verdade estava dormindo na minha.

Quem tiver oportunidade de fazer mais experiências relacionadas, por favor não deixe de relatar por aqui.  :cheers:

Isso realmente me confunde frequentemente , eu estou lúcido e tenho certeza de estar em um lugar .. quando acordo .. fico meio estranho , pois me parece que meu cérebro me cria memórias de situações que não foram reais ..

Eu também já fiquei preso em paralisias em 3 camadas diferentes de sonos ..
Foi assim : Inicialmente eu estava deitado tentando o wild antes de dormir.
Eu consegui só que fiquei paralisado e uma hora eu estava com movimentos numa cozinha , até que ficou tudo escuro e o Slenderman me rodeou até que acordei em outro sonho .. que reproduziu uma versão meio falha , mas que me convenceu de minha sala com minha mãe e irmãs vendo tv.. eu tentava falar e elas não me ouviam .. até que acordei em outra versão da minha sala paralisado novamente! Tentava de todas as formas fazer com que me ouvissem e nada. .. Daí eu acordei e elas estavam realmente vendo tv, só que os móveis estavam em posições diferentes... tenso :cyclops: 

:joe: 
Conteúdo patrocinado

**Memória*** Empty Re: **Memória***

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos