Sonhos Lúcidos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
Espaço pessoal de Jigoku ShoujoQui Jan 25, 2024 10:42 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos Lúcidos de IzaelQui Jan 18, 2024 4:02 amJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de VitorvlvSeg Jan 15, 2024 9:38 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de IzaelSeg Jan 15, 2024 9:36 pmJigoku shoujo
ApresentaçõesSeg Dez 11, 2023 11:47 pmIzael
Técnica wildSex Dez 08, 2023 7:40 amMarcello
Diário dos Sonhos Lúcidos de Enma AiQua Ago 09, 2023 10:48 pmJigoku shoujo
Diário dos Sonhos de Jigoku ShoujoTer Jun 27, 2023 9:27 amJigoku shoujo
Problema de dormir na técnica wildDom Abr 23, 2023 5:17 pmMarcello
Técnica FildDom Abr 23, 2023 4:47 pmMarcello
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário
Votação
Qual a técnica que você utiliza para ficar lúcido?
Teste de Realidade
45% / 15
Totem
15% / 5
Incubação
12% / 4
Gatilho
6% / 2
Gravador de Voz ou Sons Binaurais
6% / 2
Outros
15% / 5
Parceiros
 sonhos=
 sonhos=
 animes=

Ir para baixo
avatar
Reizen Endler
Mensagens : 1005
Pontos : 5829
Honra : 749
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 34
Localização : São Paulo/Santo André
Sonhos Lúcidos :
Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Right_bar_bleue

Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Empty Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler

Sex Ago 15, 2014 9:56 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Uma Prévia Sobre os Sonhos Lúcidos By Reizen Endler
"Um resumo sobre todas as técnicas/métodos/conceitos e um incentivo maior!"

Introdução:
Fazer testes de realidade durante o dia a dia pode ser uma tarefa divertida de inicio como um desafio com o passar do tempo. Muitos onironautas reduzem a prática dos testes de realidade ou interrompem definitivamente os exercícios com o passar do tempo. Há onironautas que se adaptam com excelência em métodos consagrados como WILD/DEILD como há também aqueles que insatisfeitos sempre estão buscando tutoriais alternativos para atingir a lucidez.

Dicas:
* Reality Check:
Faça Testes de Realidade regularmente, mas assim como qualquer atividade esses exercícios também podem ocasionar um desgaste psicológico, portanto tire um ou dois dias de folga dos exercícios nos finais de semana ou em intervalos durante a semana.

* WILD/Indução Direta: Faça WILD apenas durante o período de sono REM (de preferência no despertar [6~7~8 horas finais de sono]) manhã ou em cochilos durante algum período de necessidade, evite fazer WILD durante períodos de sono NREM ou antes de dormir, pois pode ocasionar sintomas como estresse e insônia. Em caso de aplicação do WILD em cochilos deixe um tempo entre (15~30 min.) e se estiver cansado ou sonolento, aproveite desses sintomas, pois o tempo usado para alcançar a experiência pode ser encurtado tornando a experiência mais fácil.

* DEILD/Indução Indireta: Não pense em fazer DEILD no ato, mas Incube o método de DEILD sempre que for trabalhar com o mesmo, antes de dormir tenha em mente que assim que despertar irá ficar imóvel e conseguir realizar a sua indução lúcida.

* Despertar & Ciclo de horários [Não é CAT]: Para aumentar as chances de lucidez durante os sonhos experimente colocar um despertador em horários específicos quando estiver dormindo, exemplo:

Exemplo: 8 horas de descanso
Deixe um despertador para as 6hr:30 min ou dois despertadores sendo o primeiro as 5hr:00min e o segundo as 6hr:30min você deve acordar definitivamente ao final do ciclo as 8 horas.

Resultado:
* Melhor recordação
* Mais registros para o diário dos sonhos
* Maior chance de lucidez (Ondas cerebrais afetadas/estado de alerta aumentado devido os despertares).

Obs. "Não use a ciclagem todos os dias pode ser exaustivo com o tempo, portanto deixei para utilizá-la durante os finais de semana ou dias específicos quando houver mais tempo disponível de descanso".

Diário dos Sonhos: Utilize palavras chaves para registrar o seu sonho ou gravador de voz, evite ficar desperto mais do que 5 min.

* MILD X Incubação de Sonho X Plano de Ação: Classifico como Um Discurso de Carisma! Vá em frente ao espelho e faça uma prévia sobre você o tempo e os seus objetivos/planos de ações junto com incubações. Assim como testes de realidade o MILD pode desgastar com o tempo então tire um ou dois dias de descanso quando desejar.

Exemplo: Em frente ao espelho ou em algum lugar em particular a sua escolha converse consigo mesmo: Faça uma análise/resumo rápido isso não precisa ultrapassar mais do que um~dois minutos!

"Que dia/mês/ano? Que horas estou indo dormir?"
Essas ações podem vir a lhe ajudar caso lhe passem informações incorretas no sonho referente a dia, horário etc.

Depois parta para o velho MILD de Laberge:

"Faça diferente não afirme não discorde seja irrelevante!"
Indireta: Eu terei um sonho lúcido em breve!

"Eu sempre digo em breve por que caso o onironauta não consiga realizar naquela tentativa, com certeza a idéia irá ficar incubada para o dia seguinte e consecutivamente os dias seguintes não lhe causando o desagrado de não conseguir de imediato".

Incubação de Sonho e Plano de Ação é quase que a mesma coisa, porém não são iguais pois incubar um sonho nem sempre é o mesmo do que planejar o sonho completo. Então, seguindo o mesmo conceito do MILD, assim que fizer aquela pequena análise anterior, fazer o discurso de Laberge deixe por ultimo para recapitular qual será a sua incubação ou plano de ação.

"Se essa noite irá incubar um enredo de sonho e já vasculhou a net buscando informações, imagens, vídeos, músicas então faça o seu discurso, seja breve e objetivo, lembre-se um ou dois minutos é mais do que o suficiente não precisa quebrar a cabeça e narrar uma história mental de começo, meio e fim".

Exemplo de Incubação:
"Para essa noite assim como todo material que pesquisei quero sonhar com vampiros, monstros e apocalipse. Busco muita ação, adrenalina, emoções fortes não podem faltar. Quero fazer isso, aquilo e depois terminar desse jeito..."

Exemplo de Plano de Ação
"Essa noite vou despertar no ponto de origem, quero sair de casa e explorar os arredores da vizinhança, pretendo conversar com um personagem onírico, dialogar ... tenho três questões pessoais, depois quero finalizar voando..."

"Veja como ambos exemplos são distintos, pois o planejamento de ação é mais voltado ao sonho lúcido, apesar de que a incubação também pode ser voltada para o mesmo, porém é mais utilizada para incubar sonhos em si, cenários, pessoas, objetos etc."


Super Tholey como Reality Check
"Simples e Eficaz!"


"Tem muita gente que diz que gosta desse método mas dificilmente aplica-o com a devida freqüência então citarei uma forma de aplicá-lo a sua rotina da mesma forma que um teste de realidade".

"Você tem sua lista de testes de realidade?"
"Incuba Testes de Realidade?"


Tem de 1 à 5 ou talvez de 1 à 10 vários testes de realidade que aplica em uma seqüência em determinada ocasião do seu dia a dia ...

Ok, você:
1. Observa se suas mãos estão perfeitas...
2. Lê textos nas proximidades e visualiza se estão de acordo...
3. Observa que horas são, uma, duas vezes...
4. Tapa a respiração...
5. "Aqui será o exemplo do Tholey que citarei logo abaixo"

Alias além dos testes de realidade em si podemos aplicá-los em momentos específicos com por exemplo:

* Ouvir um bip de relógio ou celular
* Entrar ou sair pela porta da frente de uma casa/estabelecimento
* Urinar
* Escovar os dentes
* As principais refeições
* Chegar na escola/trabalho

"A criatividade é exclusivamente sua!"

Agora o que você deve fazer é acrescentar o Tholey como Reality Check Incubado a sua lista, logo teremos esse resultado:

Você chegou em um estabelecimento comercial e passou pela entrada, logo lembrou do teste de realidade incubado que é de "Entrar e sair pela porta da frente de uma casa/estabelecimento" e consecutivamente lembra-se de que agora é a vez de fazer o teste de realidade "Número 5" que esse por sua vez é o Tholey que adicionou a sua lista de testes de realidade:

Exemplo do Tholey como Reality Check:
"Repita mentalmente consigo mesmo:"

Onde estou?
Descreva onde está, seja breve - Exemplo: Estou no Shopping Center.
Como cheguei aqui?
Lembre-se como chegou no Shopping Center, seja breve - Exemplo: De ônibus, certo?.

"Você quer ir mais a fundo, por que você quer fazer é um Super Tholey! e não quer ficar repetindo se está sonhando toda vez?"

Onde eu estava ou o que fazia antes de chegar aqui? [Ultima e terceira pergunta chave!]
"Ah sim eu estava no trabalho e depois peguei o ônibus até em fim chegar aqui..."

Esse discurso interior pode ir mais a fundo se achar necessário, porém não é preciso criar um dialogo enorme ou ficar questionando sua realidade toda vez, pelo contrário pode questionar-se uma única vez no inicio ou final quiz:

Exemplo Resumido/Final:

"Eu estou sonhando?" (Opcional)

Onde estou?
No Shopping Center.
Como cheguei aqui?
De Ônibus.
Onde eu estava ou o que fazia antes de chegar aqui?
Estava trabalhando.

"Eu estou sonhando?" (Opcional)

"Com sucesso assim como no Simples Tholey quando resultado nos sonhos a memória tenderá a falhar e irá reconhecer que seja lá onde você está ou seja quando começar a analisar mais a fundo ficará automaticamente lúcido por reconhecer que não há por vezes memória/lógica de como chegou naquele determinado ponto do seu sonho."

O Sonhador Lúcido
"Seja diferente, dedique-se, pratique, desenvolva-se e evolua!"

Pode ser...

Curioso e querer experimentar a experiência uma vez!
Prudente e querer descobrir com o que está se envolvendo.
Espirituoso e buscando entendimento e sabedoria.
Audacioso explorando o seu mundo onírico interior.


O Sonhador Lúcido pode ser qualquer um e pode almejar quaisquer objetivos que sejam, mas ainda sim terá que trabalhar duro e dedicar-se em seus exercícios oníricos, caso contrário todo seu tempo e dedicação é jogado fora assim como quaisquer outras atividades em sua vida interrompidas sem aviso prévio.

Tudo em que trabalhamos na vida precisa-se de dedicação, tempo e principalmente "Plano de Ação" assim como nas Incubações dos Sonhos ou naquele MILD que fazemos antes de dormir, portanto do que adianta dedicar-se em uma atividade em que já sabemos que não conseguiremos cultivar?

Você é uma pessoa paciente?
Você gosta de ler e escrever?
Conseguirá manter um Diário dos Sonhos com uma boa freqüência de anotações?


Portanto meu amigo lhe dou um conselho não perca o seu tempo se acha que essa aventura será fácil ou o resultado final será satisfatório, pois não será a jornada de todo Sonhador Lúcido é difícil e a dificuldade cresce a cada sonho lúcido, se desenvolve a cada nível e essas não são palavras apenas minhas, mas do próprio Pai dos Sonhos Lúcidos Sr. Stephen LaBerge.

A verdade por trás dos Sonhos Lúcidos
"Seja honesto consigo para que os outros sejam honestos contigo"

Sonhar Lúcido todos os dias é um mito a se desvendar; para aqueles que atingem essa capacidade com certeza já estão em um nível muito elevado, não estou me referindo a usuários com aptidão em induções Diretas/Indiretas.

Um fragmento de lucidez pode ser uma experiência fácil de alcançar através de apenas Testes de Realidade e até mesmo durante uma semana inteira, mas quando nos referimos a um Sonho Lúcido Completo aí encontramos vários pontos a destacar.

* Lucidez: Ter ciência do sonho em parte(s) ou durante todo sonho/entradas consecutivas do mesmo.

Análise:
Você tinha ciência do sonho ou aquela passagem do sonho?
Em qual momento deixou de ter ciência de parte ou sonho em si?

* Controle: Ter controle do sonho em parte(s) ou durante todo o sonho/entradas consecutivas do mesmo.

Análise:
Você tinha controle do sonho ou aquela passagem do sonho?
Em qual momento deixou de ter controle de parte ou sonho em si?

* Tempo
Prévia:
Há onironautas que insistem em dizer que sonham durante horas, meses, anos etc. Já foram realizados estudos científicos em laboratórios de pesquisa e feito todos os procedimentos para identificar o tempo real e onírico através dos movimentos dos olhos dos onironautas realizando uma contagem facilmente foi possível reconhecer que o tempo onírico é idêntico ao real. Essa informação pode ser encontrada no livro dos Sonhos Lúcidos de Stephen Laberge.

*Qualidade & Estabilidade
A qualidade dos sentidos através do sonho pode variar em vários quesitos - Exemplo: Estar nublado, embaçado, chuviscado, distorcido etc. Como também pode estar vivido, colorido, em preto e branco, tons alternativos como de sépia?

Mesmo que aplicamos um aprofundamento adequado em relação as ações/sentidos durante o sonho lúcido o mesmo por vezes pode demonstrar uma certa falta de qualidade/instabilidade então isso muitas vezes está ligado mais ao estado do sonho em si do que as habilidades do onironauta. As vezes uma reentrada com DEILD pode resolver o problema de qualidade ou estabilidade como por vezes é necessário uma, duas ou até três reentradas consecutivas até obter uma lucidez e controle estável.

Vir a vagar por uma escuridão temporária também pode ser um dos sintomas e as vezes o aprofundamento pode demorar a funcionar.

Prévia - Aprofundamento & Manutenção:
São todas as ações realizadas em um sonho lúcido através dos sentidos, mais informações visite o tópico sobre as induções Diretas/Indiretas.

Alguns Exemplos: Esfregar as mãos, tocar objetos, beber, movimentar-se (ações).

Prévia - Paralisia do Sono
Uma paralisia do sono pode vir a surgir agravando ou aliviando a situação, pode ser feito a separação de volta ao sonho da mesma forma como instruído através dos movimentos de separação, mais informações visite o tópico sobre as induções Diretas/Indiretas.
Alguns Exemplos: Movimentos fantasmas ou imaginários como saltos, rolamentos, levantar-se da cama naturalmente durante o sonho também é uma opção etc.

Obs. Paralisia do Sono: Voltando a dizer que nunca foi o objetivo principal para se atingir sonhos lúcidos, pois a separação através das técnicas/métodos são realizadas diretamente sem a necessidade de passar pela paralisia do sono como um objetivo/ponte, além do mais com o tempo as mesmas tendem a diminuir a freqüência, porém isso todos poderão notar com o tempo e experiência.

"Então lembrem-se quando for induzir um sonho lúcido não foquem-se em paralisia do sono e todo o processo de separação dentro da mesma a não ser que seja necessário e cai dentro de uma, caso contrário o sonho lúcido é o objetivo principal!".

Obrigado e bons sonhos lúcidos a todos! certo


Última edição por Reizen Endler em Seg Jan 16, 2017 8:11 pm, editado 4 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado

Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Empty Re: Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler

Sex Ago 15, 2014 10:26 pm
Que maravilha de tópico! De uma certa forma me motivou a querer trabalhar duro pra conquistar meus objetivos nos sonhos. Pena que a preguiça não deixa, infelizmente. Mas vou fazer o possível pra estabelecer essa rotina.

Muito Obrigado! certo
Killer
Killer
Mensagens : 851
Pontos : 5426
Honra : 347
Data de inscrição : 25/02/2013
Sonhos Lúcidos :
Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Left_bar_bleue0 / 9990 / 999Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Right_bar_bleue

Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Empty Re: Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler

Sáb Ago 16, 2014 2:59 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Parabéns Reizen, esse tópico ficou excelente!
avatar
Convidado
Convidado

Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Empty Re: Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler

Dom Ago 17, 2014 11:24 am
Nossa, parabéns Reizen.  43 Ficou muito bem resumido, é como pegar um livro e resumir em uma página. :33

Ficou excelente mesmo, com certeza vai ajudar muita gente nova. E inclusive eu.
Lucid Hunter
Lucid Hunter
Mensagens : 137
Pontos : 3879
Honra : 34
Data de inscrição : 01/05/2014
Idade : 22
Localização : Mundo dos sonhos
Sonhos Lúcidos :
Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Left_bar_bleue200 / 999200 / 999Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Right_bar_bleue
Sonhos Comuns :
Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Left_bar_bleue890 / 999890 / 999Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Right_bar_bleue

Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Empty Re: Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler

Dom Ago 17, 2014 6:40 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
parabens,resumiu tudo e nao deixou tao,monotono e muito rapido,perfeito!
Conteúdo patrocinado

Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler Empty Re: Uma Prévia Sobre Sonhos Lúcidos By Reizen Endler

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos